Museu da Patologia Encanta Visitantes na Semana da Ciência e Tecnologia 2023
Jogos investigativos, pintura de modelos anatômicos, exposição de peças históricas e lâminas histológicas, além de discussões sobre a preservação do patrimônio científico, foram algumas das atividades destacadas durante a participação do Museu da Patologia do IOC na 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada entre os dias 17 e 20 de outubro.
O Museu da Patologia marcou presença em diferentes espaços, incluindo a primeira edição do Festival da Ciência na Praça Mauá, a 3ª edição da Feira de Ciências na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio em escolas estaduais por meio do programa IOC + Escolas, e na tradicional tenda no da Fiocruz, em Manguinhos.
Saiba mais sobre as atividades:
Em colaboração com o Serviço de Museologia do Museu da Vida , os visitantes foram convidados a aprofundar seu entendimento sobre o processo de preservação das coleções científicas. Um destaque especial foi a apresentação de um vídeo informativo que ilustrou o meticuloso processo de higienização de lâminas histopatológicas.
À esquerda, equipes do Museu da Patologia e do Serviço de Museologia no campus Manguinhos.
À direita, vídeo produzido por Luana Ferreira e Layla Rodrigues. Foto: Gutemberg Brito.
O Museu da Patologia se destacou ao promover atividades que exploraram a interação entre corpo, ciência e arte. A exposição, composta por peças históricas e modelos didáticos, ofereceu aos visitantes uma experiência de pintar e levar para casa modelos de gesso representando órgãos do corpo humano como lembrança de sua participação na atividade.
Equipe do Museu da Patologia nas atividades durante a SNCT. Fotos: Gutemberg Brito.
Nessa edição, ocorreu a estreia da atividade "Máquina do Tempo da Ciência" que combinou momentos-chave na história das ciências, da saúde e do Museu da Patologia para construir uma linha do tempo que se entrelaçam de forma significativa com a própria história da Fiocruz. Essa adição à programação não só enriqueceu a experiência dos participantes, mas também sublinhou a dedicação do Museu em proporcionar abordagens criativas e envolventes para a divulgação científica durante a SNCT.
Adaptado de:
Vinicius Ferreira
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)