Português (Brasil)

O Museu da Patologia na SNCT 2022

O Museu da Patologia participou da 19° Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Fiocruz com atividades presenciais no campus Manguinhos - Maré. 

Refletindo sobre a construção do conhecimento científico e sua importância para a soberania nacional, convidamos os participantes a descobrir o corpo humano de forma lúdica e interativa através de três atividades.

Na atividade “Colorindo o Corpo Humano", o público pôde colorir órgãos do corpo em uma experiência de ciência e arte.

 Já na atividade “Jogo da Memória Anatômico", os convidados tiveram a memória testada para encontrar os pares de órgãos. 

Em "Desvendando Mistérios do Corpo Humano" os alunos se tornaram investigadores da área da saúde para conhecer o corpo humano e doenças que o afetam, indo atrás de pistas para solucionar este desafio. 

As atividades foram desenvolvidas com o intuito de atrair a atenção, divulgar e conscientizar as intercessões entre o corpo humano, a saúde e a ciência presentes no acervo centenário do Museu da Patologia. 




SNCT 2022

Créditos: Imagem: Newton Jr. Ilustração: Daniela da Conceição Realização: Museu da Patologia

Divulgação: https://snct.fiocruz.br/ programação do dia 21/10/2022.

 

BANCO DE SABERES

O Banco de Saberes e Boas Práticas do Espaço Cultural Ibero-americano é uma plataforma virtual que reúne projetos, tecnologias sociais, experiências e ações desenvolvidas por instituições museológicas. 

O Museu da Patologia foi reconhecido com o Selo de Boa Prática que contempla iniciativas que valorizam o papel da cultura como agente transformador de condições e imaginários. 

A atividade selecionada foi “Da Biópsia ao Diagnóstico”, desenvolvida em parceria entre o Laboratório de Patologia e o Serviço de Produção e Tratamento de Imagem, ambos do Instituto Oswaldo Cruz. 

A atividade se propõe a demonstrar o que acontece entre a realização de uma biópsia e a liberação do laudo da patologia, ou seja, o diagnóstico.  

De forma lúdica e interativa, as etapas da técnica histológica são apresentadas com animações, associando conceitos teóricos à prática laboratorial, a fim de demonstrar como a produção do conhecimento científico contribui para a melhoria da qualidade de vida da população.

Disponível inicialmente no site do Museu da Patologia, agora poderá ser divulgada para a população ibero-americana por meio da plataforma Banco de Saberes. 

Créditos: Ilustração: Newton Jr. Realização: Museu da Patologia Imagens: Laboratório de Patologia e pelo Serviço de Produção e Tratamento de Imagem, ambos do Instituto Oswaldo Cruz.

Disponível em: https://bancodesaberesiberoamericano.org/pt/da-biopsia-ao-diagnostico/

http://patologia.ioc.fiocruz.br/museuonline/snct2021/v2/

Apoio Financeiro Todos os direitos reservados - Laboratório de Patologia
IOC Instituto Oswaldo Cruz | IOC | FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel:(21) 2562-1452
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360
FAPERJ| CNPq

IOC

Logo governo federal/td>