English (United Kingdom)

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2023

There are no translations available.

À esquerda, equipes do Museu da Patologia e do Serviço de Museologia no campus Manguinhos. À direita, vídeo produzido por Luana Ferreira e Layla Rodrigues. Foto: Gutemberg Brito.

Jogos investigativos, pintura de modelos anatômicos, exposição de peças históricas e lâminas histológicas, além de discussões sobre a preservação do patrimônio científico, foram algumas das atividades destacadas durante a participação do Museu da Patologia do IOC na 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada entre os dias 17 e 20 de outubro.

O Museu da Patologia marcou presença em diferentes espaços, incluindo a primeira edição do Festival da Ciência na Praça Mauá, a 3ª edição da Feira de Ciências na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio em escolas estaduais por meio do programa IOC + Escolas, e na tradicional tenda no campus da Fiocruz, em Manguinhos.

 

 

 

À esquerda, equipes do Museu da Patologia e do Serviço de Museologia no campus Manguinhos.  

À direita, vídeo produzido por Luana Ferreira e Layla Rodrigues. Foto: Gutemberg Brito.

 

Saiba mais sobre as atividades:

Em colaboração com o Serviço de Museologia do Museu da Vida, os visitantes foram convidados a aprofundar seu entendimento sobre o processo de preservação das coleções científicas. Um destaque especial foi a apresentação de um vídeo informativo que ilustrou o meticuloso processo de higienização de lâminas histopatológicas.

O Museu da Patologia se destacou ao promover atividades que exploraram a interação entre corpo, ciência e arte. A exposição, composta por peças históricas e modelos didáticos, ofereceu aos visitantes uma experiência de pintar e levar para casa modelos de gesso representando órgãos do corpo humano como lembrança de sua participação na atividade.

Equipe do Museu da Patologia nas atividades durante a SNCT. Fotos: Gutemberg Brito.

Nessa edição, ocorreu a estreia da atividade "Máquina do Tempo da Ciência" que combinou momentos-chave na história das ciências, da saúde e do Museu da Patologia para construir uma linha do tempo que se entrelaçam de forma significativa com a própria história da Fiocruz. Essa adição à programação não só enriqueceu a experiência dos participantes, mas também sublinhou a dedicação do Museu em proporcionar abordagens criativas e envolventes para a divulgação científica durante a SNCT.

Adaptado de Vinicius Ferreira, Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz.

 

Financial Support All rights reserved - Laboratory of Pathology
IOC Instituto Oswaldo Cruz | IOC | FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel:(21) 2562-1452
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360
FAPERJ| CNPq

IOC

FIOCRUZ Governo Federal